Yamas e Niyamas
- RoseSales Yoga
- 31 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Os Yamas e Niyamas são preceitos de comprometimento ético-moral diante da vida. Não são mandamentos, e sim orientações, sugestões, diretrizes práticas para se melhorar a conduta pessoal pela auto-disciplina na nossa vida diária, e é portanto "Um princípio que não deve ter fim". É considerado muito importante pela Filosofia do Yoga desenvolve-los. É aí que se dá o início do Yoga.
Os yamas e Nyamas são complementares entre si e formam um todo orgânico com o resto das ramificações do Yoga. Através do exercício dos Yamas e Niyamas podemos controlar nossas fraquezas e melhorar a saúde mental e emocional.
Os asanas e pranayamas são importantes para ratificar, para objetivar e manter o que já foi conquistado. Através da prática dos asanas, nosso corpo é desbloqueado para a percepção. Esta percepção será desenvolvida gradualmente produzindo auto-conhecimento. enquanto a prática avança, profundas modificações de ordem física e psicológica ocorrem. Por isto, precisamos entender a "forma" perfeita do ásana através do alinhamento, do equilíbrio, da busca do centro de gravidade e da direção.
Toda a disciplina do Yoga deve ser auto-imposta, livre de controle externo.
1- Yamas - Restrições ou refreamentos: aquilo que devemos evitar.
O desenvolvimento dos Yamas leva à libertação de distúrbios emocionais e mentais e a eliminação do carma negativo. A prática das cinco restrições purifica o corpo sutil através de seus canais de energia, permitindo um aumento da fluência da força vital através deles.
Yama é a conquista da Paz interior, da Paz do indivíduo com ele mesmo, da Paz subjetiva.
1 - Ahimsa: não violência.
2 - Satya: não mentir.
3 - Asteya: não cobiça.
4 - Brahmacharya: conter os excessos.
5 - Aparigraha: praticar o desapego.
2 - Niyamas - Observâncias: aquilo que devemos praticar.
São os hábitos essenciais que desenvolvem a mente de um praticante espiritual e o imunizam contra os obstáculos para a realização. As cinco observações permitem maior absorção de prana ou força vital das fontes superiores para cura e bem estar. A mente ganha quietude e o fluxo dos pensamentos pode ser controlado, em favor de uma vida serena e equilibrada.
Nyama é a realização da Paz exterior, da Paz com o mundo social, da Paz objetiva.
1 - Saucha: pureza.
2 - Santocha: contentamento.
3 - Tapas: disciplina.
4 - Svadhyaya: estudo.
5 – Isvara pranidhana: a oferenda de todas as suas ações a Deus.







Comentários